Conforme prometido ontem na postagem sobre as Reformas Pombalinas segue a nossa lista com 15 questões sobre Tiradentes e a Inconfidência Mineira.
NÃO PERCA TEMPO E MÃOS À OBRA!!!
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1.
Os ensaios sediciosos do final do século XVIII
anunciam a erosão de um modo de vida. A crise geral do Antigo Regime desdobra-se nas áreas periféricas do sistema atlântico – pois é essa a posição
da América portuguesa –, apontando para a emergência de novas alternativas de
ordenamento da vida social.
István
Jancsó, “A Sedução da Liberdade”. In: Fernando Novais, História
da Vida Privada no Brasil, v.
1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Adaptado.
A
respeito das rebeliões contra o poder colonial português na América, no período
mencionado no texto, é correto afirmar que,
a) em
1789 e 1798, diferentemente do que se dera com as revoltas anteriores, os
sediciosos tinham o claro propósito de abolir o tráfico transatlântico de
escravos para o Brasil.
b) da
mesma forma que as contestações ocorridas no Maranhão em 1684, a sedição de
1798 teve por alvo o monopólio exercido pela companhia exclusiva de comércio
que operava na Bahia.
c) em
1789 e 1798, tal como ocorrera na Guerra dos Mascates, os sediciosos esperavam
contar com o suporte da França revolucionária.
d) tal
como ocorrera na Guerra dos Emboabas, a sedição de 1789 opôs os mineradores
recém-chegados à capitania aos empresários há muito estabelecidos na região.
e) em
1789 e 1798, seus líderes projetaram a possibilidade de rompimento definitivo
das relações políticas com a metrópole, diferentemente do que ocorrera com as
sedições anteriores.
2.
O que
ocorreu na Bahia de 1798, ao contrário das outras situações de contestação política
na América Portuguesa, é que o projeto que lhe era subjacente não tocou somente
na condição, ou no instrumento, da integração subordinada das colônias no
império luso. Dessa feita, ao contrário do que se deu nas Minas Gerais (1789),
a sedição avançou sobre a sua decorrência.
JANCSÓ,
I.; PIMENTA, J. P. Peças de um mosaico. In:
MOTA, C. G. (Org.). Viagem Incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000.
A
diferença entre as sedições abordadas no texto encontrava-se na pretensão de
a) eliminar
a hierarquia militar.
b) abolir
a escravidão africana.
c) anular
o domínio metropolitano.
d) suprimir
a propriedade fundiária.
e) extinguir
o absolutismo monárquico.
3. Era óbvia a sedução que o
enforcamento do alferes representava para o governo português: pouca gente
levaria a sério um movimento chefiado por um simples Tiradentes (e as
autoridades lusas, depois de 1790, invariavelmente se referiam ao alferes por
seu apelido de Tiradentes). Um julgamento-exibição, seguido pela execução
pública de Silva Xavier, proporcionaria o impacto máximo, como advertência, ao
mesmo tempo em que minimizaria e ridicularizaria os objetivos do movimento:
Tiradentes seria um perfeito exemplo para outros colonos descontentes e
tentados a pedir demais antes do tempo.
(Kenneth Maxwell. A
devassa da devassa, 1978.)
O texto permite afirmar que
a) o
fato de o movimento ser chefiado por um simples Tiradentes foi a razão do seu
fracasso.
b) o
governo tentou diminuir a relevância da revolta e aplicou punição exemplar em
Tiradentes.
c) o
alferes foi enforcado por sua capacidade de liderar e seduzir os setores mais
pobres do povo.
d) o
despreparo de Tiradentes acabou por frustrar os planos de revolta contra os
portugueses.
e) o
movimento chefiado por Tiradentes não chegou a preocupar as autoridades
portuguesas.
4.
Leia este trecho, que contém uma fala atribuída a
Joaquim José da Silva Xavier:
"...
se por acaso estes países chegassem a ser independentes, fazendo as suas
negociações sobre a pedraria pelos seus legítimos valores, e não sendo
obrigados a vender escondido pelo preço que lhe dessem, como presentemente
sucedia pelo caminho dos contrabandos, em que cada um vai vendendo por qualquer
lucro que acha, e só os estrangeiros lhe tiram a verdadeira utilidade, por
fazerem a sua negociação livre, e levado o ouro ao seu legítimo valor, ainda ficava
muito na Capitania, e escusavam os povos de viver em tanta miséria."
(Autos de
Devassa da Inconfidência Mineira. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados;
Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1980. v. 5, p. 117.)
A partir dessa leitura e considerando-se outros
conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que os Inconfidentes Mineiros
de 1789
a) acreditavam que o contrabando aumentava o valor
recebido pelas pedras e ouro, pois dificultava sua circulação.
b) consideravam que o monopólio comercial explicava
por que as regiões de que se compunha Minas Gerais, cheias de pedras e ouro,
ficavam mais ricas.
c) defendiam o livre-comércio, por meio do qual pedras
e ouro adquiririam seu real valor, uma vez que seriam vendidos aos estrangeiros
legalmente.
d) pensavam que os estrangeiros poderiam tirar
vantagens do livre-comércio das pedras e ouro,
visando a aumentar seus lucros.
5. Ao mesmo tempo em que se
desenvolvia, em Portugal, uma política de reforma do absolutismo, surgiram
conspirações na Colônia. Elas estavam ligadas às novas ideias e a
acontecimentos ocorridos na Europa e nos Estados Unidos, mas também à realidade
local. A ideia de uma nação brasileira foi se definindo à medida em que setores
da sociedade da Colônia passaram a ter interesses distintos da Metrópole ou a
identificar nela a fonte de seus problemas. Uma dessas conspirações foi a
Inconfidência Mineira.
Sobre o grupo que organizou esse movimento é correto
dizer:
a) era heterogêneo, de origem social variada, com ideias
diferentes sobre as transformações sociais que o movimento deveria provocar.
b) era um pequeno grupo de mineradores, preocupados
unicamente em não pagar mais impostos à Metrópole, pois a extração do ouro
tinha diminuído, e a Coroa continuava a cobrar o quinto.
c) era um grupo homogêneo de intelectuais, inspirados
no Iluminismo e no liberalismo da Revolução Americana.
d) eram todos jovens, filhos da elite colonial, que
tinham ido estudar na Europa.
e) teve forte presença de homens pobres, livres,
libertos e escravos, e por isso, o fim da escravidão era um de seus principais
objetivos.
6. A Conjuração Mineira
(1789) e a Conjuração Baiana (1798) possuem em comum o fato de terem sido
movimentos que:
I - evidenciaram a crise do Antigo Sistema
Colonial.
II - visavam à emancipação política do Brasil.
III - apresentavam forte caráter popular.
IV - expressavam insatisfações em face da política
metropolitana, particularmente desde a queda do Marquês de Pombal.
Assinale:
a) se apenas a afirmativa II estiver correta.
b) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
c) se apenas as afirmativas III e IV estiverem
corretas.
d) se apenas as afirmativas I , II e III estiverem
corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
7. Leia o texto.
"Passava-se, efetivamente, nesta quadra de
crise do Antigo Regime e de seu Sistema Colonial, das indagações teóricas sobre
a legitimidade do regime para a prática política de sua superação. Em dois
momentos pelo menos, em Minas Gerais em 1789 e na Bahia em 1798, transcendeu-se
a tomada de consciência da situação colonial, e se projetou a mudança,
intentando-se a tomada do poder. (...) Emancipacionistas, ambos os movimentos
refletem, no plano político, o agravamento das tensões derivadas do próprio
funcionamento do sistema colonial, e por aí se inserem no quadro geral da
revolução do Ocidente. O exemplo secessionista da América inglesa esteve
permanentemente vivo em todo o processo da rebelião mineira; o espectro
libertário da França revolucionária acompanha os insurretos baianos de 1798,
que para além da emancipação chegaram a visar 'uma inteira revolução' de que
resultaria uma nova ordem 'sem diferença de cor branca, preta e parda'."
(Fernando
Antônio Novais. "Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial
(1777-1808)". São Paulo: Hucitec, 1981. p. 169-171.)
A partir da análise do texto, pode-se depreender
que o autor
a) mostra que os dois movimentos defendiam os mesmos
princípios de igualdade social e política para o povo brasileiro.
b) considera os movimentos emancipacionistas
brasileiros os únicos responsáveis pela crise do Antigo Regime e do Sistema
Colonial.
c) destaca a influência da Revolução Francesa em todo
o processo revolucionário desenvolvido na rebelião mineira.
d) ressalta a pequena influência que tiveram os
movimentos emancipacionistas no processo de Independência do Brasil.
e) defende a ideia de que os movimentos
emancipacionistas estavam inseridos dentro do próprio mecanismo do sistema
colonial.
8. Nas últimas décadas do
século XVIII, ocorreram diversas manifestações de descontentamento em relação
ao sistema colonial português na América. Essas manifestações geraram
movimentos sediciosos, que chamamos de "Conjurações" ou
"Inconfidências", todos abortados pela repressão metropolitana.
Sobre
eles, NÃO é correto afirmar:
a) A Conjuração Mineira, em 1789, foi a primeira a
manifestar a intenção de ruptura com os laços coloniais, e reuniu diversos
membros da elite mineradora.
b) A Conjuração Baiana, em 1798, também conhecida como
"Revolta dos Alfaiates", congregou entre as lideranças dos
revoltosos, mulatos e negros livres ligados às profissões urbanas, principalmente
artesãos e soldados.
c) A Conjuração do Rio de Janeiro, em 1794, foi
proveniente da Sociedade Literária do Rio de Janeiro, cujos membros, ao se
reunirem para debater temas literários, filosóficos e científicos, defendiam
concepções libertárias iluministas.
d) As conjurações foram influenciadas pelas
experiências europeia e norte-americana, que se difundiram nas regiões
coloniais por meio de livros importados, de pasquins elaborados localmente e de
discussões nas casas e ruas de Ouro Preto, Salvador ou Rio de Janeiro.
e) A influência externa se fez de modo distinto:
enquanto a Conjuração Mineira tomou como exemplo o período do "Terror
robespierrista" da Revolução Francesa, a Conjuração Baiana teve como
paradigma os ideais expressos na Independência norte-americana.
9. Escravos, colonos,
mineiros, padres, poetas, militares e até senhores de engenho se revoltaram
contra a dominação portuguesa no Brasil dos tempos coloniais.
Nesse sentido,
pode-se considerar que a
I. Revolta de Filipe dos Santos, em 1720, refletia
posições antagônicas, ou seja, a tentativa de Salvador continuar dominando o
Rio de Janeiro e de o Rio de Janeiro tornar-se independente de Salvador.
II. Inconfidência Mineira de 1789 defendia o fim da
dominação portuguesa, a proclamação da República, a criação da Universidade e a
fundação de fábricas.
III. Conjuração Baiana de 1789 pregava a luta pela
independência do Brasil e a defesa dos ideais de liberdade, igualdade e
fraternidade.
IV. Guerra dos Mascates de 1710 objetivava o fim da
dominação portuguesa, a independência do Brasil, o fim das desigualdades
sociais e a instalação de um governo republicano.
V. Revolução Pernambucana de 1817 visava à
manutenção do poder de escravizar os índios e à exploração igualitária das
minas entre paulistas e mineiros.
Estão corretas
a) apenas I e III.
b) apenas II e III.
c) apenas I e V.
d) apenas II e IV.
e) apenas II e V.
10. "A coalizão de
magnatas comprometidos com a revolução mineira não era monolítica, tendo na
multiplicidade de motivações e de elementos envolvidos uma debilidade
potencial. Os magnatas esperavam alcançar seus objetivos sob cobertura de um
levante popular".
(Kenneth
Maxwell - "A devassa da devassa").
Assinale a interpretação correta sobre o texto
referente à Inconfidência Mineira.
a) A Inconfidência Mineira era um movimento de elite,
com propostas sociais indefinidas e que pretendia usar a derrama como pretexto
para o levante popular.
b) O movimento mineiro tinha sólido apoio popular e
eclodiria com a adesão dos dragões: a polícia local.
c) Os envolvidos não tinham motivos pessoais para
aderir à revolta, articulada em todo o país através de seus líderes.
d) A conspiração entrou na fase da luta armada, sendo
derrotada por tropas metropolitanas.
e) A segurança perfeita e o sigilo do movimento
impediram que delatores denunciassem a revolta ao governo.
11. O fato de ser alferes
influiu para transformar-me em conspirador, levado a tanto que fui pelas
injustiças que sofri, preterido sempre nas promoções a que tinha direito. Uni
minhas amarguras às do povo, que eram maiores, e foi assim que a ideia de
libertação tomou conta de mim.
(Tiradentes)
As razões da insatisfação do alferes e do povo
mineiro em 1789 eram:
a) a opressão tributária sobre a capitania cujo ouro
se esgotara, o empobrecimento e ameaça da derrama e a divulgação das ideias
iluministas pela elite letrada.
b) a concentração de terras e do comércio em mãos de
comerciantes lusos, provocando intensa xenofobia na região do ouro.
c) a criação de indústrias nesta área pelo governo de
D. Maria I, fato que enriqueceu a população local, gerando a ideia da
independência.
d) o predomínio do trabalho escravo na zona mineradora
e a ausência total de mecanismos de alforria e trabalho livre, agravando a
crise social.
e) o declínio da produção de açúcar para exportação,
despertando o choque de interesses entre colônia e metrópole, e a ideia de
libertação.
12. A Inconfidência Mineira
foi uma conspiração que ocorreu em Vila Rica, hoje Ouro Preto, com caráter
separatista. Sobre esse movimento é correto afirmar que
a) "foi um mero sintoma da generalização do
pensamento socialista que vai explodir na geração seguinte. Apesar de sua
existência efêmera representou um marco de resistência colonial contra a
opressão metropolitana..."
b) "inspirada nos ideais revolucionários
franceses, visava à igualdade social, liberdade de comércio, trabalho livre e
fim das distinções de raça e de cor."
c) "o movimento reflete o clima de tensão social
e política vivida na região. Foi nesta região que se desenvolveu a maioria das
sociedades secretas que divulgaram os ideais revolucionários de
liberdade."
d) "foi um movimento que abortou antes de se
iniciar, mas que mostrou um sintoma de desagregação do Império português na
América. Embora não tenha recebido influência direta da Revolução Francesa os
ideais iluministas e liberais estavam presentes no movimento."
e) "defendendo o federalismo, os insurretos
pretendiam proclamar a independência e organizar o governo com base nos
princípios de soberania popular e participação das camadas mais pobres nas
decisões políticas."
13. As contradições, amplas e
profundas, do processo histórico das Minas Gerais, acabaram gerando relações
que podem ser entendidas através dos antagonismos: colonizador/colonizado;
dominador/dominado; confidente/inconfidente; opressão fiscal/reação
libertadora.
Nesse contexto, a Coroa Portuguesa, em seu próprio benefício,
desenvolveu uma ação "educativa" compreendendo:
a) o estabelecimento de condições adequadas ao
controle democrático da máquina administrativa.
b) a realização de programas intensivos de prevenção
dos súditos contra os abusos das autoridades.
c) o indulto por dívida fiscal e o estímulo à traição
e à delação entre os súditos.
d) o arquivamento do inquérito e queima dos autos
contra os inconfidentes.
e) a promulgação de um novo regime fiscal que acabava
com a prática da sonegação.
14. Discutiu-se muito, no segundo semestre de 2015, no
Brasil, a problemática do aumento dos impostos devido ao deficit de 30
milhões nas contas públicas. Nesse debate é possível visualizar recorrências a
episódios da história política brasileira, conforme observamos na charge a
seguir:
A
charge faz menção:
a) à
Conjuração Baiana, evento que também ficou conhecido como Rebelião dos
Alfaiates, na qual os revoltosos, além de questionarem os altos impostos,
buscaram fundar um governo monárquico no Brasil independente de Portugal.
b) à
marca do pensamento católico no contexto do Brasil Colonial, que deu base
ideológica para criminalizar e punir os políticos corruptos.
c) à
Revolução Pernambucana, que eclodiu devido ao aumento de impostos que foi
decretado com a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808. Esse movimento
também foi marcado pela luta pelo fim da escravidão.
d) à
Conjuração Mineira, revolta que ocorreu em Minas Gerais devido à derrama
declarada pela Coroa Portuguesa e aos preços abusivos que eram cobrados pelas
mercadorias importadas.
e) à
restrição da liberdade de imprensa, no contexto do século XIX, que dificultou a
emergência de movimentos contrários à excessiva cobrança de impostos pela Coroa
Portuguesa.
15. Leia com atenção.
I – Para consolidar-se como governo, a República
precisava eliminar as arestas, conciliar-se com o passado monarquista,
incorporar distintas vertentes do republicanismo. Tiradentes não deveria ser
visto como herói republicano radical, mas sim como herói cívico-religioso, como
mártir, integrador, portador da imagem do povo inteiro.
CARVALHO, J. M. C. A formação das almas: O imaginário da República no Brasil.
São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
II
– Ei-lo, o gigante da praça, / O Cristo da multidão! É Tiradentes quem passa /
Deixem passar o Titão.
ALVES,
C. Gonzaga ou a revolução de Minas. In: CARVALHO. J. M. C. A formação das
almas: O imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras,
1990.
A República brasileira, nos seus primórdios,
precisava constituir uma figura heroica capaz de congregar diferenças e
sustentar simbolicamente o novo regime. Optando pela figura de Tiradentes,
deixou de lado figuras como Frei Caneca ou Bento Gonçalves. A transformação do
inconfidente em herói nacional evidencia que o esforço de construção de um
simbolismo por parte da República estava relacionado
a)
ao caráter nacionalista e republicano da Inconfidência, evidenciado nas ideias
e na atuação de Tiradentes.
b) à identificação da Conjuração Mineira como o movimento precursor do
positivismo brasileiro.
c) ao fato de a proclamação da República ter sido um movimento de poucas raízes
populares, que precisava de legitimação.
d) à semelhança física entre Tiradentes e Jesus, que proporcionaria, a um povo
católico como o brasileiro, uma fácil identificação.
e) ao fato de Frei Caneca e Bento Gonçalves terem liderado movimentos
separatistas no Nordeste e no Sul do país.
Gabarito:
Resposta da questão 1: [E]
Resposta da questão 2: [B]
Resposta da questão 3: [B]
Resposta da questão 4: [C]
Resposta da questão 5: [A]
Resposta da questão 6: [B]
Resposta da questão 7: [E]
Resposta da questão 8: [E]
Resposta da questão 9: [B]
Resposta da questão 10: [A]
Resposta da questão 11: [A]
Resposta da questão 12: [D]
Resposta da questão 13: [C]
Resposta da questão 14: [D]
Resposta da questão 15: [C]
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