domingo, 19 de março de 2017

25 QUESTÕES SOBRE AMÉRICA COLONIAL ESPANHOLA E INGLESA

Olá, Galera!!!
Segue abaixo uma lista com 25 questões objetivas sobre as Colonizações Espanhola e Inglesa na América com gabarito... Caso fique com alguma dúvida é só postar nos comentários que respondo!

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1.   Durante o século XVII, uma série de lutas políticas e religiosas marcou a crise do absolutismo inglês. Uma parte dos ingleses era perseguida por suas ideias políticas e republicanas, outras, por questões religiosas. Muitos desses opositores colonizaram a costa atlântica da América do Norte.

Sobre as características da colônia de povoamento é verdadeiro (V) ou falso (F)

(     ) as colônias de povoamento se diferem das colônias de exploração pela presença maciça de escravos, fundamentais para o povoamento da colônia.
(     ) Nas colônias de povoamento o sistema de produção era denominado de plantation.
(     ) Nas colônias de povoamento a agricultura era familiar e de subsistência, baseada no trabalho livre e na pequena propriedade rural.
(     ) Nas colônias de povoamento as temperaturas se assemelhavam às da Europa, mas por causa do solo fértil e a mão de obra escrava os colonos da América do Norte puderam produzir e exportar produtos tropicais.  
a) V – F – F – F.   
b) F – F – V – V.   
c) F – F – V – F.   
d) V – V – F – V.   
  
2.   O mapa mostra as Treze Colônias inglesas na América do Norte, normalmente divididas entre Norte, de Massachusetts até a Pensilvânia, e sul, a partir de Maryland até a Geórgia. Colonização de iniciativa particular no século XVI, as Treze Colônias inglesas mantinham grandes diferenças entre si, sendo as principais entre o Norte e o Sul.



Dentre elas, podemos citar
a) as colônias do sul eram voltadas à exploração, possuíam um sistema de produção baseado no plantation, portanto, com trabalho escravo, monocultura e exportação.   
b) o norte foi caracterizado por receber um grande fluxo de imigrantes ingleses, estimulados pelos cercamentos e pelas perseguições religiosas sofridas na Inglaterra, vieram para colônia e montaram grandes fazendas de açúcar, tabaco e algodão, voltadas à exportação para a Europa.   
c) o sul abrigou colônias de povoamento, onde a pequena propriedade para subsistência e o trabalho livre foram predominantes.   
d) a coroa inglesa se manteve presente nas Treze Colônias, cobrando impostos e fundando a Companhia Geral do Comércio, órgão cuja competência era fiscalizar e manter o monopólio inglês sobre os produtos exportados pela colônia.   
e) as colônias ao norte foram conhecidas pela exploração de matéria-prima que abastecia as manufaturas inglesas, contudo, a partir das revoltas de escravos e o início do trabalho assalariado, o valor das transações aumenta muito, tornando inviável para a Inglaterra continuar ligada às colônias.   
  
3.   Eles não tinham deixado a Inglaterra para escapar a toda forma de governo, mas para trocar o que acreditavam ser um mau governo por um bom, ou seja, formado livremente por eles mesmos. Tanto no plano político como no religioso, acreditavam que o indivíduo só poderia se desenvolver em liberdade. Entretanto, convencidos de que a liberdade consiste em dar ao homem a oportunidade de obedecer aos desígnios divinos, ela apenas permitia ao indivíduo escolher o Estado que deveria governá-lo e a Igreja na qual ele iria louvar a Deus. [...]

CRÉTÉ, Liliane. As raízes puritanas. Disponível em: 
<http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/as_raizes_puritanas.html.> Acesso em: 28 de janeiro de 2016.

A historiografia sobre a colonização da América costuma realçar as peculiaridades da colonização britânica nas colônias do Norte. As diferenças, entretanto, em relação às colonizações portuguesa e inglesa não são absolutas, pois
a) ambos os modelos de colonização eram predominantemente mercantis, ainda que a agricultura de subsistência fosse mais presente na colonização portuguesa.   
b) tanto os colonos ingleses quanto os portugueses eram profundamente marcados pelas disputas entre as potências europeias, sendo que os portugueses eram aliados preferenciais da França.   
c) em ambas as modalidades de colonização, a administração colonial era formalmente descentralizada, havendo espaço para uma expressiva margem de autonomia dos colonos.   
d) o sentido de missão religiosa estava presente nas duas modalidades de colonização, refletindo a ainda forte presença do misticismo no mundo europeu.   

4. Leia o texto para responder a questão abaixo.

Os diários, as memórias e as crônicas de viagens escritas por marinheiros, comerciantes, militares, missionários e exploradores, ao lado das cartas náuticas, seriam as principais fontes de conhecimento e representação da África dos séculos XV ao XVIII.
A barbárie dos costumes, o paganismo e a violência cotidiana foram atribuídos aos africanos ao mesmo tempo em que se justificava a sua escravização no Novo Mundo. A desumanização de suas práticas serviria como justificativa compensatória para a coisificação dos negros e para o uso de sua força de trabalho nas plantations da América.
 (Regina Claro. Olhar a África, 2012. Adaptado.)

As “plantations da América”, citadas no texto, correspondem a
a) um esforço de coordenação da colonização ao redor do Atlântico, com a aplicação de modelos econômicos idênticos nas colônias ibéricas da América e da costa africana.   
b) uma estratégia de valorização, na colonização da América e na África, das atividades agrícolas baseadas em mão de obra escrava, com a consequente eliminação de toda forma de artesanato e de comércio local.   
c) um modelo de organização da produção agrícola caracterizado pelo predomínio de grandes propriedades monocultoras, que utilizavam trabalho escravo e destinavam a maior parte de sua produção ao mercado externo.   
d) uma forma de organização da produção agrícola, implantada nas colônias africanas a partir do sucesso da experiência de povoamento das colônias inglesas na América do Norte.   
e) uma política de utilização sistemática de mão de obra de origem africana na pecuária, substituindo o trabalho dos indígenas, que não se adaptavam ao sedentarismo e à escravidão.   
  
5.   Analise as afirmativas acerca do processo de colonização na América Ibérica entre os séculos XVI e XVIII:

I. Tanto na América de colonização espanhola quanto na de colonização portuguesa houve o predomínio da plantation: a grande propriedade, monocultora, voltada para a exportação, e a existência do monopólio ou exclusivo comercial.
II. Em várias cidades da América tanto de colonização espanhola quanto portuguesa, foram fundadas, desde o século XVI, universidades, assim como existia a imprensa, responsável por uma intensa circulação de ideias.
III. Enquanto na América de colonização espanhola houve o predomínio da servidão indígena, mais especificamente nas formas da mita e da encomenda; na América de colonização portuguesa houve o predomínio do trabalho escravo de negros africanos.
IV. Até 1520 as Antilhas foram o núcleo da colonização espanhola, mas nas décadas subsequentes passaram a ser as zonas continentais do México até o Alto Peru; na América de colonização portuguesa inicialmente ocorreu a extração do pau-brasil e, posteriormente, a lavoura açucareira, principalmente no litoral nordestino.

Assinale:
a) Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.   
b) Se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.   
c) Se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.   
d) Se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.   
e) Se todas as afirmativas estiverem corretas.   
  
6.   Um dos critérios de hierarquização social mais comum na América Espanhola foi a da pureza de sangue, combinada ao local de nascimento. Um criollo, por exemplo, não poderia alcançar os postos mais elevados da administração colonial, o que os levou a se organizarem para tentar empreender a independência. 

É correto afirmar que não podiam ocupar cargos administrativos mais altos ou mais importantes, pois
a) mesmo sendo filhos de espanhóis, tinham o grave “defeito” de terem nascido na América.   
b) devido à sua etnia e cor da pele, eram considerados inferiores aos demais habitantes da colônia.   
c) mesmo tendo a pureza racial esperada, não tinham o preparo intelectual e político para fazer parte do governo.   
d) eram considerados miscigenados, resultado da mistura entre negros e brancos, responsabilizados pelo “escurecimento” da nação.   
  
7.   Uma observação comparada dos regimes de trabalho adotados nas Américas de colonização ibérica permite afirmar corretamente que, entre os séculos XVI e XVIII, 
a) a servidão foi dominante em todo o mundo português, enquanto, no espanhol, a mão de obra principal foi assalariada. 
b) a liberdade foi conseguida plenamente pelas populações indígenas da América espanhola e da América portuguesa, enquanto a dos escravos africanos jamais o foi.
c) a escravidão de origem africana, embora presente em várias regiões da América espanhola, esteve mais generalizada na América portuguesa.    
d) não houve escravidão africana nos territórios espanhóis, pois estes dispunham de farta oferta de mão de obra indígena.
e) o Brasil forneceu escravos africanos aos territórios espanhóis, que, em contrapartida, traficavam escravos indígenas para o Brasil.    
  
8.   Considere as afirmações abaixo, sobre o Império Espanhol nas Américas, nos séculos XVI e XVII.

I. O Peru e o México, conquistados, respectivamente, dos incas e dos astecas, foram as regiões mais importantes desse império.
II. Uma das principais atividades econômicas foi a mineração, centrada principalmente na região de Potosí, na atual Bolívia.
III. A política econômica da metrópole privilegiou o livre-comércio entre as possessões espanholas e outras regiões europeias, com suas colônias.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.   
b) Apenas I e II.   
c) Apenas I e III.   
d) Apenas II e III.   
e) I, II e III.   
  
9.   Na América Espanhola os cabildos ou ayun­tamientos eram:
a) tribunais judiciários que atuavam como ouvidorias, sendo seus membros nomea­dos pelo rei;   
b) formas de servidão indígena para o traba­lho agrícola em vastas extensões de terra;   
c) formas de trabalho compulsório das comu­nidades indígenas na economia mineradora;   
d) as câmaras municipais formadas por ele­mentos de projeção social responsáveis pela administração local;   
e) governadores, nomeados pelo rei, encar­regados de representar o poder central nas colônias.   
  
10.   Leia o texto a seguir.

Afluente da margem direita do Rio Vermelho, ao norte de Cambé, próximo ao Distrito da Prata, o Rio Palmeira forma um vale onde a mata nativa ainda concentra reservas. Ali, séculos atrás havia um lago. Era um ponto estratégico com água, peixe, caça e floresta subtropical. Ali, em 1625 foi construída a redução jesuítica de San Joseph – o termo missão foi adotado pelos portugueses, enquanto espanhóis e pesquisadores preferem redução
(Jornal de Londrina, 3 mar. 2013. p.21.)

Recentemente no município de Cambé, localizado no norte do Paraná, foram descobertas ruínas de fundações da Redução Jesuítica, que comportou cerca de 200 pessoas, com fácil acesso à água e aos produtos oriundos da floresta.
As Reduções ou Missões Jesuíticas no Brasil estão associadas
a) às ações das bandeiras, que buscavam, nas Reduções, mão de obra indígena para a escravização.   
b) às atividades mercantis de minérios e de drogas do sertão que abasteciam a metrópole.   
c) à cristianização facultativa dos indígenas pelos irmãos jesuítas com o apoio da Santa Sé.   
d) à libertação dos indígenas do jugo católico, conquistando a autonomia para professarem a sua fé.   
e) ao desenvolvimento de práticas agrícolas e de pecuária extensiva que vieram a abastecer o comércio metropolitano.   
  
11.   “A colonização do Peru ilustra seguramente a variedade de ritmos de aculturação num mesmo espaço cultural. Economicamente, o processo foi rápido: introduziu-se o cultivo de frutas e legumes europeus, a criação de aves e de gado (...). Por outro lado, todo o sistema de recrutamento de aldeãos, montado no Império Inca, foi canalizado para suprir o trabalho nas empresas coloniais, notadamente a produção mineratória. Apesar de tudo, o milho e a batata permaneceram como os alimentos essenciais das comunidades, e em pouco tempo foram difundidos entre os europeus. Socialmente, o processo foi lento e ambivalente: à progressiva ‘hispanização’ dos Kuracas [chefes tribais] (...) contrapôs-se a preservação, pela massa aldeã, dos costumes e normas do parentesco e da própria língua quíchua ou aymara (...). Enfim, no terreno religioso, campo das mentalidades coletivas, a tendência foi no sentido da ‘inércia’, ou seja, da manutenção, ainda que dissimulada e perseguida, dos cultos tradicionais –as wakas–, especialmente entre a população trabalhadora das aldeias”.
 (VAINFAS, Ronaldo. Economia e Sociedade na América Espanhola. Rio de Janeiro: Graal, 1984, p. 44)

A leitura do texto permite afirmar que o processo colonizatório espanhol, na região americana ali analisada, estabeleceu um espaço sócio-histórico no qual ocorreu
a) a aniquilação rápida dos traços culturais e dos laços sociais autóctones pelos colonizadores.   
b) a prevalência unilateral do ritmo de exploração econômica mercantilista sobre os demais fatores socioculturais.   
c) o surgimento diferenciado de relações socioculturais complexas de dominação e resistência.   
d) a tolerância jurídica por parte da administração laica metropolitana das manifestações religiosas locais.   
e) a irrelevância dos fatores linguísticos como elementos de defesa cultural dos povos colonizados.   
  
12.   Entre os séculos XVI e XIX, o embarque forçado de africanos para a América, onde seriam utilizados como escravos nas plantações e minas das colônias, constituiu uma das formas mais vis de transferência de população em grande escala para o Novo Mundo. Embora várias regiões americanas tenham se beneficiado do trabalho escravo, três delas se destacaram como as principais receptoras dos maiores contingentes africanos importados pelas Américas.
A partir do dito acima, assinale a afirmação INCORRETA.
a) Os maiores plantéis escravistas nas Américas, durante o período colonial, estiveram associados à América portuguesa, ao Caribe espanhol e às colônias inglesas do sul, na Virgínia.   
b) O tabaco, a cana-de-açúcar, o algodão e o café constituíram monoculturas fortemente presentes nos principais momentos de expansão da lavoura escravista nas Américas.   
c) No século XVIII, o tráfico negreiro foi intensificado para as Américas, sob o comando dos principais mercadores ingleses de Londres, Liverpool e Bristol.   
d) A abolição do tráfico, em 1807, pelo Parlamento inglês, ocorreu devido a importantes pressões de protestantes ingleses evangélicos e de Quakers, que viam em William Wilberforce o seu maior ativista.   
e) A França e a Inglaterra, a partir do Tratado de Paris, de 1814, tornaram o comércio de escravos “incompatível com os princípios da justiça natural” e aboliram a escravidão em suas colônias americanas.   
  
13.   A fundação da Virgínia e da Nova Inglaterra, no início do século XVII, fez a Inglaterra adentrar a disputa colonial no Novo Mundo. Nos vastos domínios dos impérios ibéricos nas Américas, foram produzidas sociedades muito diversas e complexas – por exemplo, as do V.R. da Nova Espanha, as da região caribenha e as do V.R. do Peru. Entretanto, também nas colônias britânicas, desde a sua formação, fortes diferenças acabaram forjando sociedades bem diversas. Essa diversidade foi expressão de vários fatores, entre eles estão:

I. O fato de os propósitos das Companhias de Comércio de Londres e de Plymouth terem sido radicalmente distintos, tal como as populações que transportaram para a América.
II. O predomínio dos interesses mercantis e escravistas nas colônias da Virgínia, ao sul, contrastando com as motivações de ordem mais religiosa e políticas dos puritanos que orientaram a ocupação das colônias ao norte.
III. A dificuldade de a Igreja Anglicana fazer valer a sua autoridade e administração nas colônias do norte, berço da intolerância religiosa, loci de separatistas religiosos – dos congregacionistas, presbiterianos, batistas e anabatistas etc.
IV. A decisão prévia do Rei James I de oferecer colônias particulares a donatários ou proprietários – como William Penn e Lord Baltimore – na região das Colônias do Meio.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) I e II estão corretas.   
b) III e IV estão corretas.   
c) II e IV estão corretas.   
d) II e III estão corretas.   
e) I e IV estão corretas.   
  
14.   Foi na América do Norte, no início do século XVII, que desembarcaram os primeiros colonos provenientes da Inglaterra para iniciarem a colonização britânica no novo continente.
Sobre o processo de formação das colônias inglesas na América do Norte e de como elas
conseguiram se tornar independentes, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

(     ) O “comércio triangular” foi uma das fontes de renda na Nova Inglaterra. Os mercadores compravam açúcar e melaço nas Antilhas e transformavam em rum. A bebida era levada para a África e trocada por escravos, que eram revendidos para as colônias do sul e para as Antilhas.
(   ) Em 1620, 41 colonos recém-chegados da Inglaterra, no navio Mayflower, assinaram um acordo pelo qual se comprometiam em estabelecer o autogoverno nas colônias. O “Pacto de Mayflower” manifestava o desejo de se ter liberdade. Na Independência das 13 colônias em 1776, o tal pacto foi lembrado como urna inspiração.
(     ) A independência das 13 colônias ocorreu por uma imposição vinda da Europa e não por questões demandadas por elas próprias. Tendo perdido a Guerra dos Sete Anos (1756-63), a Inglaterra foi obrigada a indenizar a França; como não dispunha de recursos, ofereceu suas colônias americanas, ao mesmo tempo em que incentivava que elas se tomassem independentes.
(     ) Enquanto as colônias do sul foram ocupadas por artesãos e agricultores pobres, além de aventureiros em busca de enriquecimento rápido; para as colônias do norte, ou Nova Inglaterra, vieram os puritanos e pessoas pobres que fugiam das perseguições religiosas e da miséria que sofriam na Inglaterra.

Assinale a alternativa correta:  
a) V – F – V – V    
b) F – F – F – V    
c) F – V – F – V    
d) V – V – V – F    
e) V – V – F – V   
  
15.   O historiador Sérgio Buarque de Holanda analisou as diferenças entre as cidades construídas, no início da colonização do continente sul-americano, por espanhóis e portugueses. Segundo esse autor, “para muitas nações conquistadoras, a construção de cidades foi o mais decisivo instrumento de dominação que conheceram”. Além disso, o autor observou que “ao contrário da colonização portuguesa, que foi antes de tudo litorânea, a espanhola preferiu as terras do interior e os planaltos”.
 (HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995, p. 95-99. Adaptado)

Sobre as opções de portugueses e de espanhóis para a localização das cidades coloniais, é correto afirmar que
a) as condições geográficas não foram levadas em consideração na escolha dos locais para a fundação das cidades.   
b) a dominação europeia nas Américas utilizou as estruturas urbanas construídas anteriormente pelos indígenas.   
c) os territórios portugueses e os territórios espanhóis foram igualmente urbanos, pois ambos eram colônias de povoamento.   
d) a colonização portuguesa baseou-se em feitorias comerciais litorâneas, e a espanhola baseou-se na extração de minerais no interior.   
e) as cidades coloniais portuguesas seguiram o modelo de construção católico, e as espanholas seguiram o modelo arquitetônico protestante.   
  
16.   Durante a colonização inglesa na América, as colônias do norte tiveram uma flexibilização política ao monopólio, pois, durante algum tempo, permitiram o comércio entre as colônias e com as Antilhas francesas e espanholas, além de a metrópole não reprimir o contrabando. Tal fato sucedeu-se devido a estas colônias
a) terem como características o trabalho livre e a grande propriedade.   
b) estarem localizadas em área de clima temperado, que não favorecia o cultivo da cana-de-açúcar, tabaco e algodão, por isto não produziam produtos tropicais que interessavam à Inglaterra.   
c) terem sido formadas por pessoas da nobreza parasitária, que desejavam manter o “status quo”.   
d) serem de origem holandesa, colônia fundada por Giovanni Caboto, italiano radicado em Amsterdã.   
e) estarem numa posição geográfica próxima às Antilhas; além disso, a Inglaterra encontrava-se em guerra com a França e por isso sofriam com a escassez de mão de obra especializada.   
  
17.   Mas uma coisa ouso afirmar, porque há muitos testemunhos, e é que vi nesta terra de Veragua [Panamá] maiores indícios de ouro nos dois primeiros dias do que na Hispaniola em quatro anos, e que as terras da região não podem ser mais bonitas nem mais bem lavradas. Ali, se quiserem podem mandar extrair à vontade.
Carta de Colombo aos reis da Espanha, julho de 1503. Apud AMADO, J.; FIGUEIREDO, L. C. Colombo e a América: quinhentos anos depois. São Paulo: Atual, 1991 (adaptado).

O documento permite identificar um interesse econômico espanhol na colonização da América a partir do século XV. A implicação desse interesse na ocupação do espaço americano está indicada na
a) expulsão dos indígenas para fortalecer o clero católico.   
b) promoção das guerras justas para conquistar o território.   
c) imposição da catequese para explorar o trabalho africano.   
d) opção pela policultura para garantir o povoamento ibérico.   
e) fundação de cidades para controlar a circulação de riquezas.   
  
18.   Em todas as áreas das Américas onde se estabeleceram grupos de fugitivos, destaca-se a maneira como se forjaram políticas de alianças destes com outros setores da sociedade envolvente. Assim foi na Jamaica, nas Guianas, na Colômbia, no Brasil, na Venezuela e em outras regiões onde quilombolas, cimarrones, palenques, cumbes e marrons procuraram se organizar econômica e socialmente em grupos e comunidades.
GOMES, Flávio dos Santos. A hidra e os pântanos. São Paulo: Editora da Unesp, 2005, p. 25.

Quilombolas, “cimarrones”, “palenques”, “cumbes” e “marrons”, são palavras usadas nas diversas regiões da América para se referir à mesma questão, durante o chamado período colonial, qual seja, as resistências de africanos e afro-descendentes escravizados. Sobre essa resistência na forma de quilombos é correto afirmar: 
a) Os quilombolas, ao mesmo tempo que tentavam a todo custo manter sua liberdade, procuravam agenciar estratégias de resistências, nem sempre pacíficas, junto a comerciantes, piratas,  indígenas, fazendeiros e escravos.    
b) Viviam isolados em regiões distantes, sem nenhum contato com a sociedade colonial.    
c) Os quilombos foram combatidos e derrotados no Brasil ainda durante o período colonial como mostra o fato de não se encontrar remanescentes desses grupos fugitivos em território nacional.    
d) No Brasil, os maiores quilombos estavam nas regiões Sul e Centro-Oeste.    
e) Além da luta contra a ordem escravista, os quilombolas tinham como objetivo organizar reinos e fundar impérios no interior das Américas.    
  
19.  Leia com atenção.

“Depois de esfolado, toma-o um homem e corta-lhes as pernas, acima dos joelhos, e os braços, junto ao corpo. Vêm então as quatro mulheres, apanham os quatro pedaços, comem com eles em torno das cabanas, fazendo grande alarido, em sinal de alegria”.
 Hans Staden, 1557

“E são tão cruéis e bestiais, que assim matam aos que nunca lhes fizeram mal, clérigos, frades, mulheres (...). Sujeitando-se o gentio (...), terão os homens escravos legítimos, tomados em guerras justas”.
 Padre Manoel da Nóbrega, 1558

“Fui à outra aldeia de 150 casas e fiz ajuntar os moços (...). Achei alguns aqui mui hábeis e de tal capacidade que bem ensinados e doutrinados podiam fazer muito fruto, para o que temos necessidade de um colégio nesta Bahia para ensinar os filhos dos índios”.
 Padre Azpicuelta Navarro, 1551

Sobre as concepções dos colonizadores europeus acerca das populações indígenas com as quais se depararam na América, examine as afirmativas abaixo:

I. A criação de escolas e os aldeamentos missionários preparavam os índios para viver em Portugal.
II. O canibalismo, ao lado do incesto e da nudez, demonstrava a sua falta de humanidade.
III. Os costumes demoníacos e a irreligiosidade justificavam a sua escravização.
IV. A vida desregrada e os costumes exóticos justificavam o extermínio dos nativos em guerras justas.

Assinale a alternativa correta.  
a) Somente I e II são corretas.   
b) Somente III e IV são corretas.   
c) Somente I e IV são corretas.   
d) Somente II e III são corretas.                                      
e) Somente I e III são corretas.    
  
20.   A escravidão é uma relação social que esteve presente em diversos momentos da história da humanidade. A escravização de prisioneiros de guerra, por exemplo, foi praticada desde a Antiguidade em diversas regiões do mundo, inclusive na África. No entanto, a situação criada com o escravismo e o tráfico negreiro a ele associado entre os séculos XV e XIX não pode ser tratada como o mesmo fenômeno.

A esse respeito é correto afirmar que:
a) o tráfico internacional de escravos marcou uma ruptura radical na história da África, pois, ao ser conduzido numa escala até então desconhecida, favoreceu a desagregação de estruturas políticas e a formação de outras a partir do tráfico.   
b) o tráfico atlântico não provocou mudanças na organização das sociedades africanas, apenas propiciou novas direções para aqueles indivíduos que, de uma maneira ou de outra, seriam escravizados na própria África.   
c) o escravismo foi uma prática econômica que teve breve duração e cujos efeitos restringiram-se exclusivamente ao continente africano, em razão das suas especificidades históricas.   
d) os europeus comercializavam os escravos que eram aprisionados no litoral, não modificando a dinâmica escravista das diferentes sociedades africanas estabelecidas no interior.   
e) o tráfico negreiro, como forma de exploração do trabalho, diferenciou-se da escravidão, pois não considerava o escravo como mercadoria e sim como um elemento na propagação da religião cristã.   
  
21.   O processo de colonização da América Espanhola foi intenso e violento. Os espanhóis utilizaram largamente de agressividade, superioridade técnica militar, assim como de diferentes formas de exploração do trabalho indígena, sendo a encomienda a mais comum. Sobre a encomienda assinale o correto.
a) Constituía-se em forma de trabalho remunerado com algumas moedas de prata, proposta pelo rei da Espanha para a população indígena.   
b) Era o direito de capturar indígenas, dado pelo rei aos encomienderos que, em troca, deveriam proporcionar aos nativos educação cristã.   
c) Constituía-se em trabalho compulsório temporário no qual o indígena trabalhava por um período e depois podia livremente deixar de prestar serviços para a coroa espanhola.   
d) Era um acordo firmado entre espanhóis e líderes indígenas para fornecimento de mão de obra nas minas de prata.   
  
22.   Uma antiga profecia maia, datada do século XIII, afirmava: “a terra queimará e haverá grandes círculos brancos no céu. A amargura surgirá e a abundância desaparecerá. A época mergulhará em graves trabalhos. De qualquer modo, isso será visto. Será o tempo da dor, das lágrimas e da miséria. É o que está por vir”.

Frei Bartolomeu de Las Casas, teólogo e missionário dominicano espanhol (século XVI), retomou essa curiosa profecia para retratar um episódio marcante para a história da América e do próprio Ocidente. Trata-se:
a) Do genocídio das populações de iroqueses e outras etnias pelos colonos ingleses na América do Norte, o que explica a predominância de população de origem europeia, até recentemente, nos Estados Unidos da América.   
b) Das guerras de independência que as colônias da América Espanhola precisaram travar contra sua Metrópole, no primeiro quartel do século XIX.   
c) Da fundação da cidade-estado de Tenochtitlán, no Vale do México (1235 d.C.), e do imperialismo mexica (asteca), que subjugou as demais cidades - estado da região.   
d) Da conquista da América pelos espanhóis, que resultou num desastre demográfico das populações ame rica nas e na imposição de formas compulsórias de trabalho, como a mita e a encomienda.   
e) Da disputa interna, no Império Inca, entre Atahualpa e Huascar pela soberania em Cuzco, que gerou destruição, miséria e retração da economia agrícola.   
  
23. Leia com atenção.  

"Há dois lados na Divisão Internacional do Trabalho: um, em que alguns países se especializam em ganhar e, outro, em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta"
            (Eduardo Galeano. "As veias abertas da América Latina", RJ, Paz e Terra, 1978)

I. A economia colonial da América Latina tinha um caráter complementar em relação às suas metrópoles europeias.
II. O exclusivo metropolitano resultava em superavit comercial para as colônias.
III. A opção pela plantation de cana de açúcar, em diferentes áreas da América Latina, respondia aos propósitos estabelecidos pela política Mercantilista.

Considerando I, II e III acima, a tese defendida pelo autor do texto se reforça: 
a) somente em I.    
b) somente em III.    
c) somente em I e em III.    
d) somente em II e em III.    
e) somente em I e em II.   
  
24.   A figura, a seguir, representa a estrutura administrativa de um dos maiores impérios coloniais do mundo, a saber, o Império Colonial Espanhol.


(Disponível em: <http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/tupac_amaru3.htm>. Acesso em: 08 set. 2006).

Sobre a constituição desse Império, considere as seguintes afirmativas, assinalando com V as verdadeiras e com F, as falsas.

(     ) A retomada de Granada, última cidadela dos mouros em território espanhol, deu início à fase de expansão do império. Nesse período, a Espanha era governada pelos Reis Católicos, Fernando de Aragão e Isabel de Castela.
(     ) Uma forte estrutura administrativa foi montada sob o reinado de Carlos V. Essa estrutura visava garantir a extração de riquezas, advindas do controle das novas áreas tomadas dos Astecas e Incas.
(     ) O Império Espanhol chegou a dominar quase toda a zona costeira do continente americano. Porém, não conseguiu estender os seus tentáculos para outras áreas, além da Europa e da América.
(     ) Os espanhóis, após a conquista dos impérios Asteca e Inca, impuseram aos indígenas duas novas formas de exploração do trabalho, a "encomienda" e a "mita". Essas formas de trabalho contribuíram para a mortandade de grande parte da população nativa.
(     ) A forma encontrada pela Espanha, para facilitar a administração das novas terras conquistadas, foi a criação de vice-reinos. O Vice-Rei era nomeado diretamente pelo Rei e dividia sua autoridade com as audiências, encarregadas de administrar a justiça.

A sequência correta é:
a) VVVFF   
b) VVFVV   
c) VVVVV   
d) FFVVF   
e) FFVFF   
  
25.   Observe o mapa, em que estão representados os intercâmbios comerciais das Colônias Inglesas da América do Norte:



Considerando-se as informações desse mapa e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
a) as Antilhas Britânicas, com uma economia basicamente extrativista, ocupavam um papel secundário tanto para os interesses metropolitanos, quanto nos intercâmbios comerciais das Colônias Inglesas da América do Norte.   
b) as Colônias Inglesas do norte e do centro desenvolveram um intenso comércio intercontinental com as Antilhas, a África e a Europa, em detrimento das Colônias Inglesas do sul, que estavam isoladas.   
c) o comércio intercolonial e intercontinental se desenvolveu nas Colônias Inglesas da América do Norte, apesar das tentativas, ineficazes, de aplicação das Leis de Navegação por parte da Metrópole.   
d) os comerciantes metropolitanos compravam diversos produtos manufaturados da América Inglesa, onde a atividade fabril era intensa, em razão da abundância de matérias-primas e de mão de obra barata.   
 
BOA SORTE!!!



Gabarito:  

Resposta da questão 1:
[C]

Resposta da questão 2:
[A]

Resposta da questão 3:
[D]

Resposta da questão 4:
[C]

Resposta da questão 5:
[C]

Resposta da questão 6:
[A]

Resposta da questão 7:
[C]

Resposta da questão 8:
[B]

Resposta da questão 9:
[D]

Resposta da questão 10:
[A]

Resposta da questão 11:
[C]

Resposta da questão 12:
[E]

Resposta da questão 13:
[C]

Resposta da questão 14:
[E]

Resposta da questão 15:
[D]

Resposta da questão 16:
[B]

Resposta da questão 17:
[E]

Resposta da questão 18:
[A]

Resposta da questão 19:
[D]

Resposta da questão 20:
[A]

Resposta da questão 21:
[B]

Resposta da questão 22:
[D]

Resposta da questão 23:
[C]  

Resposta da questão 24:
[B]  

Resposta da questão 25:

[C]  

4 comentários:

  1. Q bom obrigada ajudou muito para os alunos conseguirem pesquisar na hora da prova thank you!kkkkk

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  2. bom pra mim faltou um pouco mais de perguntas sobre a colonização inglesa só isso

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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